A comunicação possui um papel de grande importância para o ser humano, sendo elemento fundamental para a interação e inclusão. Sem dúvida, diante de qualquer atraso no neurodesenvolvimento, uma das maiores angústias de pais e cuidadores está relacionada ao prognóstico de fala da criança, sendo o profissional da fonoaudiologia fundamental para realizar este acolhimento de demanda e orientação.
A intervenção da fonoaudiologia tem como principal objetivo avaliar e intervir em todo e qualquer processo que possa estar comprometendo a aquisição da fala e linguagem, o que consequentemente, atrapalha o processo de comunicação.
É a fonoaudiologia que avalia e indica recursos de comunicação aumentativa e alternativa, assim como outros recursos que possam auxiliar familiares e cuidadores no manejo e estimulação da fala e linguagem da criança/adolescente. A fonoaudiologia também é responsável pela orientação e treinamento de toda a rede de apoio (familiar e escolar) de modo que sejam utilizadas estratégias efetivas para auxiliar a criança/adolescente a ter efetividade no seu processo comunicativo.
Além do atendimento individual, o profissional da fonoaudiologia pode fazer orientações sistemáticas para pais e cuidadores e equipe escolar, elaboração de um plano de implementação e treinamento de recursos de comunicação aumentativa alternativa, atendimento em conjunto com outras especialidades terapêuticas e grupo de Fonoaudiologia e Musicoterapia.